Convidamo-lo a vir conhecer a região do Oeste. Região de belas paisagens, magnificamente preservada, que se estende do Oceano Atlântico ao conjunto montanhoso Montejunto-Aire e Candeeiros, até às “portas da capital” e ao Pinhal de D. Diniz. É um território de uma luminosidade intensa e clima ameno, em que a costa marítima e o campo se fundem de forma singular, numa paisagem manchada de verde salpicada de casario branco, com o azul do oceano em pano de fundo, povoada de gente hospitaleira, que se divide entre o apego à terra e o chamamento ancestral do mar. A proximidade a Lisboa e a situação estratégica na ligação a outros centros urbanos de referência tem sido a base do desenvolvimento da região Oeste.
Neste City Tour iremos poder conhecer um pouco esta região visitando as cidades de Tomar, Ourém & Fátima.
Tomar é uma das cidades mais históricas de Portugal. O Castelo dos Templários e o Convento de Cristo tornaram-se na sede nacional dos Cavaleiros Templários na Idade Média e, mais tarde, na sede da Ordem de Cristo. A cidade foi também a casa do Infante D. Henrique, providenciando não só os estímulos, como também os recursos, para as suas explorações ao Novo Mundo no século XV.
O Convento de Cristo é a peça central da histórica cidade de Tomar. A construção desta monástica fortaleza foi iniciada por D. Gualdim Pais, Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários, e foi construída no decorrer de cinco séculos. Em 1983, foi classificado pela UNESCO como Património Mundial, pela sua significância histórica e arquitetónica.
Ourém desenvolveu-se em redor do castelo que foi mandado construir no século XII por D. Afonso Henriques e que tinha como principal objetivo ser um ponto estratégico de defesa contra possíveis invasores face à sua localização privilegiada.
Segundo a Lenda da Princesa Fátima, o nome de Ourém resulta de Oureana, o nome cristão de uma moura chamada Fátima (nome que viria a ser atribuído à localidade de Fátima), que se converteu ao cristianismo, depois de se apaixonar por um cristão.
A principal atração do concelho é o Castelo de Ourém reconstruído na Idade Média (séc. XV) pelo Conde D. Afonso, filho ilegítimo de D. João I e de Inês Pires Esteves. No seu interior estão a colegiada, os torreões sul do castelo, o Paço do Conde, as muralhas e o túmulo na cripta. Para além dos recentes restauros que tem sofrido, foi sujeito a grandes reparações após o terramoto de 1755 e das Invasões Francesas de 1810.
Existem muitos outros monumentos que remontam à Idade Média destacando-se inúmeras capelas.
Situada a norte de Lisboa, perto da cidade de Leiria, Fátima é um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde os três pastorinhos alegadamente testemunharam a aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917.
Reza a lenda que “uma senhora mais brilhante que o Sol” surgiu perante as três crianças, alertando-as da importância de rezar e dizendo-lhes que iria aparecer novamente naquela mesma data e hora durante cinco meses consecutivos. Terá também prometido revelar a sua identidade e realizar um milagre no dia da sua última aparição.
Nos meses seguintes, Nossa Senhora revelou três profecias às crianças. No dia 13 de Outubro, na hora indicada, cerca de 70 000 pessoas reuniram-se para assistir à última aparição. À medida que as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por “Milagre do Sol”: o Sol começou a girar velozmente como uma bola de fogo e a chuva intensa que até então tinha caído cessou e as roupas das pessoas ficaram milagrosamente secas.
A época mais indicada para visitar Fátima é durante os dias das peregrinações, a 13 de Maio e de Outubro, altura em que os peregrinos enchem as ruas, ansiosos por cumprir as promessas feitas a Nossa Senhora ou por viver o ambiente espiritual único sentido nestas ocasiões.
ITINERÁRIO DA VIAGEM
09h00
Inicio de Viagem em Lisboa/ Cascais rumo à Cidade de Tomar
10h30
Visita a Tomar apreciando o Castelo dos Templários e o Convento de Cristo com a sua fachada Manuelina e o seu interessante interior, não deixando de reparar na interessante janela do Convento de Cristo e os seus claustros.
12h30
Ainda em Tomar, iremos saborear um delicioso almoço com menu completo
14H00
Após almoço, partiremos para Ourém onde iremos visitar o Castelo com o mesmo nome. Para lá se chegar será necessário subir uma ladeira ingreme que atravessa a velha vila medieval . Edificado no século XV, o castelo de Ourém ganhou uma certa monumentalidade quando passou para as mãos de D. Afonso, 4º Duque de Ourém e filho do primeiro duque de Bragança. No entanto, esta fortaleza de características mudéjares e góticas, foi bastante devastada pelo terramoto de 1755. Apesar de tudo, conseguiu manter a sua beleza até hoje no que é acompanhado pelo carácter vetusto do núcleo urbano de raiz medieval que alberga nas suas muralhas. É formado por três torres e ostenta, no centro do terreiro, uma enorme cisterna ogival.
16h00
De seguida, iremos até à Cidade de Fátima para visita livre (durante 2h00) ao maior centro de peregrinação em Portugal.
18h00
Terminada a visita ao Santuário de Fátima - Partida de Regresso aos Locais de Origem
Para pedidos de preços é favor contactar.
Datas disponíveis sob consulta.