Porto & Vale do Douro - 7 dias
O Porto é a cidade que deu o nome a Portugal (Portucale) e ao famoso vinho. Mas a cidade não se limita a isso! Venha visitar o Porto e conhecer a cidade que foi eleita em 2012, 2014 e 2017 como o melhor destino turístico europeu.
Quando visitar o Porto saiba que irá descobrir uma cidade com um charme único onde o antigo combina perfeitamente com o contemporâneo, uma cidade cosmopolita e intimista ao mesmo tempo. O Porto é fonte de inspiração, onde aqueles que a visitam acabam sempre por querer voltar!
Considerado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2001, o Alto Douro Vinhateiro e o Parque Natural do Douro Internacional são locais de excecional beleza, com muito para ver e conhecer! Venha com a Autentoturismo visitar o Douro e o Norte de Portugal, numa semana que será certamente inesquecível!
Nesta viagem de 7 dias iremos conhecer belíssimas paisagens naturais, vilas autênticas, percursos pedestres, deliciar-nos-emos com o famoso vinho do porto e muito mais!
O QUE ESPERAR DA VIAGEM:
PORTO: É a segunda maior cidade de Portugal e aquela que deu nome ao país. Desde 1996 que o seu centro histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Uma cidade com monumentos históricos, pontes centenárias, parques, e o magnífico rio Douro. Sem a gastronomia típica da região, nomeadamente as afamadas especialidades da região: desde a Francesinha, passando pelas Tripas à Moda do Porto e o Bacalhau à Gomes de Sá.
Em 2001 foi considerada Capital Europeia da Cultura e em 2012 eleita como Melhor Destino Europeu, pela Associação de Consumidores Europeu. Famosa também pelas caves do vinho do Porto, pela qualidade dos seus restaurantes, pela sua gastronomia, a cidade do Porto possui também diversos espaços culturais de referência como o Museu de Serralves, a Casa da Música e a incontornável Livraria Lello.
Uma cidade cheia vida que é conhecida também pelas artes, investigação, inovação e empreendedorismo. O Porto foi eleito o Melhor Destino City Break da Europa em 2020, e o melhor destino Europeu em 2017 pela terceira vez consecutiva.
AMARANTE: Amarante é uma cidade tranquila, localizada ao longo do curso do rio Tâmega, no distrito do Porto, Portugal.
Esta vila é dominada por uma magnífica igreja e mosteiro, ao lado de uma impressionante ponte medieval restaurada.
Esta encantadora vila é caracterizada pelas suas casas com varandas, estradas sinuosas e vinhas circundantes.
MESÃO FRIO: Uma vila pacata situada na região vinícola demarcada do Douro, Mesão Frio sempre esteve ligada à vinificação.
As vinhas crescem em socalcos nas margens do rio, conferindo grande beleza à paisagem, salpicando aqui e ali grandes quintas e solares, com destaque para o Solar da Rede, transformado em Pousada.
PESO DA RÉGUA: Peso da Régua desde sempre deu a conhecer ao Mundo a grandeza dos homens que a criaram. O sacrifício, a coragem e a paixão de um povo que esculpiu, com mestria, um berço de prodigiosa beleza. Chamar o País e o Mundo à razão para que lugares como Peso da Régua deixem de ser esquecidos no espaço e no tempo é um desafio. Ganharão com isso todos os reguenses e todos os que visitam Peso da Régua, querendo admirar e tocar de perto uma paisagem e uma realidade que enchem a alma.
Peso da Régua, também conhecida apenas por “Régua”, é uma cidade do Norte de Portugal, sede de concelho, situada em Trás-os-Montes, junto ao Rio Douro, conhecida por ser a capital da região demarcada que produz o célebre vinho do Porto.
PINHÃO: Pinhão é considerado o centro geográfico da Região Demarcada do Douro e é aqui que se situam muitas das quintas produtoras do vinho do Porto.
CASAL DE LOIVOS: A norte de Portugal, o miradouro de Casal de Loivos é um dos mais interessantes da paisagem do Douro Vinhateiro. À sua frente está a curva do rio Douro, com o casario branco do Pinhão aos seus pés, encaixada nos vales verdes, os seus socalcos, recheados de vinhedos… Uma paisagem única no mundo!
QUINTA DA AVESSADA: A Quinta da Avessada está situada no planalto vinhateiro de Favaios, no centro da zona demarcada do Douro. A 600 metros de altitude e com 1000 hectares de área plantada este é o ponto mais alto e plano da região. Um território vasto em que 90% da sua vinha é cultivada com a casta de Moscatel Galego. Aquela que dá origem ao Moscatel de Favaios.
Construída maioritariamente com matérias nativas: madeira e xisto, a Quinta envolve-se na paisagem como se dela fizesse parte. Rodeada pelo vinhedo que se funde no horizonte com o céu e com as serras distantes.
FAVAIOS: Envolta pela magia do Douro Vinhateiro, a Aldeia Vinhateira de Favaios emerge como uma terra de fantasia, de paisagens sublimes, de pequenos sonhos que se transformam em realidades, de gastronomia reconhecida, de riquezas escondidas e histórias ancestrais ao virar de cada esquina.
VALE DO TUA: O Parque Natural Vale do Tua é uma das maiores pérolas do Norte de Portugal. É certo que não granjeia da fama do vizinho Parque Natural do Douro Vinhateiro, mas no que a beleza diz respeito não lhe fica nada atrás. Atrevemo-nos mesmo a dizer que é um dos segredos mais bem guardados de Trás-os-Montes.
QUINTA NOVA-SABROSA: Na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo acreditamos que a natureza é a génese dos grandes vinhos. A vindima na quinta é feita “sob medida”, respeitando a maturação natural das uvas em cada uma das 41 parcelas tradicionais, com o objetivo de alcançar vinhos extraordinários com um caráter bem definido e um equilíbrio perfeito entre elegância e harmonia.
Este é um lugar de uma serenidade e de uma beleza surpreendente onde o olhar espraia-se ao longo do vale do Douro.
UCANHA: Ucanha é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Tarouca, hoje em dia uma aldeia vinhateira do Douro. Ucanha está localizada na margem direita do Rio Varosa e será, de acordo com algumas tradições, a vila mais antiga das redondezas. A origem do seu nome pode estar relacionada com um casebre ou lugar de diversão.
Um passeio sereno com monumentos bonitos e interessantes e paisagens sobre as também pacificadoras vinhas do Douro, é o convite mais delicioso que esta aldeia de sonho lhe faz, onde o espaço cultivado e as poucas casas habitadas lhe dão a certeza, numa das mais belas regiões do país, da tranquilidade que um visitante cansado do frenesim da cidade pode encontrar.
SALZEDAS: O nome Salzedas provém do latim Saliceta que significa salgueiral, vegetação muito abundante nas margens do rio Varosa, que por ali corre. É de povoamento muito antigo. Por aqui passaram Lusitanos e Romanos, Suevos e Visigodos e, mais tarde, Muçulmanos.
A génese da sua história remonta ao lugar a que hoje se dá o nome de Abadia Velha e a sua povoação cresceu em torno do Convento de Santa Maria de Salzedas.
LAMEGO: Situada a cerca de 12 km das margens do Douro, Lamego conheceu, no séc. XVIII, um tempo de grande prosperidade quando aqui se produzia um "vinho fino", que esteve na origem do afamado vinho do Porto. Cidade muito antiga, já os Visigodos no séc. VII haviam elevado Lamecum a sede de bispado.
A localização de Lamego tão perto das margens do rio Douro proporciona passeios onde se podem admirar admiráveis panoramas dos extensos vales onde nasce o vinho do Porto.
ITINERÁRIO:
1º DIA:
- Partida de Lisboa e Chegada ao Porto durante a tarde para acomodação no hotel selecionado.
- Visita de barco no rio Douro passando pelas 7 pontes e onde vamos visitar uma das famosas caves de vinho do Porto e fazer uma prova do mesmo;
- No início da noite, em horário a combinar, transporte privado a partir do hotel para um passeio ao longo do Douro e junto à costa, até Matosinhos.
- Jantar (bebidas não incluídas) num dos restaurantes de peixe de referência, junto ao Porto de Leixões. Do menu constará o saboroso peixe grelhado, típico neste local.
- Regresso ao Hotel Moov Porto Centro (ou similar, consoante disponibilidade) em hora apropriada.
2º DIA:
- Pequeno-almoço buffet no hotel (ou similar, consoante disponibilidade);
- Início do “city tour” panorâmico, passando pelos lugares mais emblemáticos da cidade do Porto;
- Almoço num restaurante típico (bebidas não incluídas) para degustar da famosa “Francesinha”;
- Após o almoço, o motorista levará o grupo até ao hotel ou deixa o mesmo em lugar a combinar e haverá tempo livre;
- Regresso ao Hotel Moov Porto Centro (ou similar, consoante disponibilidade) por conta própria, jantar livre.
3º DIA:
- Pequeno-almoço no hotel (ou similar, consoante disponibilidade);
- Partida do Porto em direção ao Peso da Régua com paragem em Amarante;
- Continuação da viagem passando por Mesão Frio;
- Almoço e visita ao Museu do Douro (que tem por missão a representação do património natural e cultural da Região Demarcada do Douro, consagrada com o estatuto de Património Mundial pela UNESCO como paisagem cultural, evolutiva e viva);
- Estadia na Casa de São Domingos (ou similar, consoante disponibilidade), no Peso da Régua. Jantar livre.
4º DIA:
- Pequeno almoço no hotel (ou similar, consoante disponibilidade);
- Partida de Peso da Régua em direção a Pinhão. No percurso paramos na Quinta do Tedo (mediante disponibilidade), para pequena degustação regional: será servido um aperitivo acompanhado de vinho de mesa tinto DOC Douro.
Subiremos ao miradouro de Casal de Loivos, de onde se tem uma vista deslumbrante sobre Pinhão e Vale do Douro, antes de continuar até à Quinta da Avessada para um almoço tradicional duriense que iniciaremos a degustação do famoso Moscatel.
Após o almoço visitaremos Favaios onde, no centro histórico da aldeia vinhateira de Favaios, iremos conhecer o Museu do Pão e do Vinho e passaremos pelas padarias tradicionais para provar o pão cozido em fornos de lenha.
- Regresso ao Hostel Douro Backpackers (ou similar, mediante disponibilidade). Jantar no hostel.
5º DIA:
- Pequeno almoço no hotel (ou similar, mediante disponibilidade);
- Iniciaremos o dia desfrutando de um belíssimo passeio de barco de 2 horas pela região vinhateira do Pinhão: a bordo de um magnífico e tradicional Barco Rabelo, navegando em direção à foz do Rio Tua, num percurso que não é visível a partir de estradas nacionais e acompanhado por áudio-guias;
- Almoço (livre) na vila do Pinhão e partida em Comboio até Peso da Régua;
- Nessa tarde e, após o almoço, iniciaremos o trilho sinalizado e localizado integralmente na Quinta Nova, Covas do Douro, Sabrosa...
Percurso pedestre da Quinta Nova na Sabrosa (PR1 Sabrosa)
Trilho circular de 7km junto ao rio.
o Início e fim na Quinta Nova;
o Nível: Fácil a moderado (algumas subidas que podem ser mais difíceis em dias quentes ou com chuva);
o Duração: 3h.
- Regresso à Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Winery House - Relais & Châteaux (ou similar, mediante disponibilidade). Jantar na Quinta.
6º DIA:
- Pequeno almoço na Quinta (ou similar, mediante disponibilidade);
- Saíremos para um passeio de dia inteiro, percorrendo a fabulosa paisagem do Vale do Douro, a mais antiga região vitivinícola demarcada do mundo (1756), classificada pela UNESCO como Património Mundial, de onde provêm, não só o famoso Vinho do Porto, mas também vinhos DOC e espumantes. Subiremos a encosta norte até Vila Real para visitar os jardins do famoso Palácio de Mateus. Atravessaremos o vale, para ir até Ucanha, uma pequena aldeia histórica;
- Almoço típico num carismático restaurante que apresenta o melhor que a gastronomia regional oferece. Almoço livre.
- De tarde visitaremos as Caves da Murganheira, onde se produzem os conhecidos espumantes (mediante disponibilidade) e por fim, iremos conhecer um dos mais antigos mosteiros de Portugal – Salzedas -, supostamente um dos primeiros da ordem de Cister. – Regresso ao hotel onde ficaremos hospedados em Lamego (ou similar, mediante disponibilidade). Jantar e alojamento no hotel selecionado.
7º Dia:
- Pequeno-almoço no hotel selecionado (ou similar, mediante disponibilidade);
- Visita ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios para mais uma vista panorâmica sobre a cidade de Lamego e a região duriense.
- Degustação dos produtos regionais, com prova de enchidos;
- Almoço livre;
- Regresso a Lisboa.
INCLUI:
- Transporte em viatura de turismo com lotação propícia ao número de passageiros (máximo 16 pessoas), com partida de Lisboa*
- Motorista privado;
- Guia acompanhante;
- Hotel (ou similar) - Meia Pensão;
- Seguro (acidentes pessoais).
- Jantar de peixe em Matosinhos;
- Viagem de comboio “Inter-Regional” de Pinão até Régua (sem marcação de lugar e em classe única);
- Visitas: Quinta da Avessada com prova e almoço; Jardins do Palácio de Mateus; Caves da Murganheira; Convento de Salzedas;
- 7 Refeições (4 almoços + 1 almoço Quinta da Avessada; 1 jantares em Matozinhos- NOTURNA; 1 Jantar na Quinta Nova);
- Cruzeiro no Douro (7 pontes Porto, com visita e provas a uma das caves de V. Nova de Gaia);
- Cruzeiro Pinhão – Tua - Pinhão (2 Horas).
* ou Bombarral/Torres Vedras/Porto: Todos os transferes de chegada, partida e intermédios (caso o cliente chegue diretamente ao aeroporto de Lisboa ou Porto);
NÃO INCLUI:
- Taxas turismo (exceto taxas de cidade a pagar diretamente no hotel), serviço e IVA;
- Extras (de caráter pessoal).
PREÇOS:
(Mínimo 2 pessoas | Máximo 16 pessoas)
Valores por pessoa em quarto duplo partilhado
até 2 Pax - 1625€
até 4 Pax - 1175€
até 6 Pax - 1070€
até 8 Pax - 995€
até 10 Pax - 955€
até 12 Pax - 920€
até 14 Pax - 900€
até 16 Pax - 880€
Mais de 16 Pax - Preço sob consulta e possibilidade de alteração de itinerário.
IMPORTANTE:
Caso o cliente compre mais do que um dos pacotes que a Autentoturismo tenha disponível no Site:
- ALGARVE – 7 Dias
- PORTO & VALE DO DOURO – 7 Dias
- LISBOA & PORTO – 7 Dias
- INTERIOR DE PORTUGAL – 7 Dias
Terá acesso a descontos, tais como:
Na compra de 2 pacotes = 10%
Na compra de 3 pacotes = 15%
Na compra dos 4 pacotes = 25%
*É OBRIGATÓRIO o/os Circuitos ou Itinerário ser seguido (EX: LISBOA & PORTO – PORTO & VALE DO DOURO ou ALGARVE – INTERIOR DE PORTUGAL)
Termos e Condições:
*Preços para partida em Lisboa.
Outros pontos de partida disponíveis mediante consulta de preços e disponibilidade.
Consultar disponibilidade de frota.
*O tipo de alojamentos poderão ser alterados, mediante disponibilidade de cada um (para um similar).
*Pacote disponível em qualquer altura sazonal.